Imagem capa - O bolo ideal para o ensaio de cake smash por LianaLemos

O bolo ideal para o ensaio de cake smash

O bolo tem um papel extremamente importante no ensaio de cake smash, pois ele é o segundo protagonista, ao lado do bebê! 

O bolo ideal é aquele que se integra perfeitamente ao cenário e ao mesmo tempo é um bolo seguro para o bebê! Por isso o fotógrafo precisa conversar previamente com os pais, para saber se a criança apresenta alguma intolerância ou  alergia alimentar! Estas informações devem ser passadas para o Cake designer de sua confiança, que vai preparar um bolo que respeita estas restrições! 

A época ideal para fazer o cake smash, é a partir de 11 meses de idade, já que o bebê já passou por toda introdução alimentar e possíveis alergias já foram identificadas. Caso o bebê não tenha concluído a introdução alimentar, é importante encaminhar a lista de ingredientes para que o pediatra aprove.  


Quanto ao açúcar, esta  é uma questão a parte. Bolo sem açúcar não cresce e não tem o aspecto desejado para o smash. Além do que perde o significado do ensaio, que seria o primeiro contato da criança com o doce. No caso de a família não querer de forma alguma o açúcar, sugiro que seja feito um smash the fruit, com frutas ou bolo esculpido em frutas. Mas é importante que saibam que o bebê não come o bolo, na maior parte das vezes. Ele apenas prova a cobertura. O contato com açúcar é mínimo e não vai viciar o bebê e nem prejudicar sua saúde. 



A cobertura do bolo precisa  ser resistente, mas ao mesmo tempo maleável, para que o bebe consiga brincar com ela! Algumas coberturas ficam duras, dependendo do ingrediente e isso impede que o bebê brinque e leve à boca! Minha cobertura favorita é o marshmallow, que tem uma ótima consistência, é gostoso e não tem leite! Evite recheios escuros, pois não tem um aspecto agradável.

O tamanho ideal é de 10 a 12cm! O bolo tem que ser proporcional, pois como fica em primeiro plano, não pode roubar a atenção do bebe! Cuidado quando usar aparadores de bolo, pois possivelmente o bolo esconderá o bebe! 

Meu formato preferido é o cupcake gigante. Para quem for se aventurar a fazer os próprios bolos, existe uma forma própria para fazer este formato de bolo. 


Use elementos do cenário e do backdrop na decoração do bolo! A repetição é uma técnica de decoração, que traz unidade para a imagem! Você pode repetir cores, elementos, personagens, texturas no bolo. O mesmo na roupinha do bebê. Use e abuse de repetição. 


Faça parceria com um Cake designer de sua confiança! Fotógrafo e Cake designer devem estar bem alinhados para um resultado encantador! 

Para inspirações, sugiro que visitem o pinterest e procurem por decoração de festas no tema escolhido. O Pinterest tem milhares de ideias de decoração para cenário e também para o bolo. 


Deixe seu comentário. Dúvidas são muito bem vindas e me ajudam a fazer novos conteúdos! 💕