Imagem capa - Quero fotografar newborn! Que equipamento devo comprar? por LianaLemos

Quero fotografar newborn! Que equipamento devo comprar?

Olá, pessoal!


Vamos conversar um pouquinho sobre o melhor equipamento fotográfico para fotografar newborn! 

Essa é uma duvida muito comum entre os fotógrafos iniciantes! 

Minha resposta costuma ser: aquela que cabe no seu orçamento! 

Existem diversos modelos, de diferentes marcas, no mercado! Câmeras compactas, semi-profissionais, câmeras de entrada, câmeras Full frame! 

Mas então, qual comprar?!

Além da questão do orçamento, algumas  questões devem ser observadas da hora de escolher o equipamento: 

- Escolha uma câmera que possibilite a troca de lentes! Isso vai te permitir uma série de resultados dependendo da lente utilizada.

- Existem dois tipos de câmeras de acordo com o tamanho do sensor: câmeras full frame e câmeras cropadas. As câmeras full frame possuem um sensor maior e por isso produzem uma imagem maior! Por outro lado, a câmera cropada possui sensor menor e produz uma imagem menor do quadro, ou seja, ela “corta” as bordas do quadro! Trata-se do fator de corte das câmeras cropadas!

Esta questão é importante na escolha da câmera, já que uma câmera cropada vai aumentar a distância focal da lente utilizada! Explicando, se você utilizar uma lente 50mm em uma câmera cropada, esta vai  corresponder a distância focal de uma 80mm de uma full frame! 

Isso é muito importante na hora da escolha das lentes, principalmente se você trabalha em um espaço pequeno! 

Além disso, as câmeras full frame, por possuírem um sensor maior, produzem uma imagem mais nítida e permitem utilizar ISOS mais altos, sem comprometer a qualidade da imagem! 

- Escolha uma marca e case com ela

Lentes são extremamente caras e muitas delas são específicas para uma única marca! Imagine você comprando uma câmera Nikon e três lentes para Nikon! Depois você resolve mudar para Cânon! O que você faz com as lentes?! 

Um baita prejuízo! 

Pense bem quando for escolher a marca com a qual vc vai "casar"! Pesquise antes de comprar! 

 - Câmera comprada, qual lente escolher?

Não vou entrar na questão das características e resultados de cada lente, pois isso é assunto para outro artigo! 

A maioria dos fotógrafos trabalha com 3 tipos de lentes: 50mm, 35mm e 100 ou 105mm macro. 

Eu sempre indico lentes fixas, que são mais claras e produzem imagens mais nítidas. 

Se você trabalha com uma câmera cropada, sugiro a 35mm, que corresponde a distância focal de 50mm na full frame! 

Sempre que utilizar uma grande angular, saiba que ela produz distorção na imagem! Para reduzir a distorção, você deve se afastar do modelo! 

A lente macro é ideal para registar os detalhes do bebê e fazer close ups! Tem um desfoque incrível! Requer treino para não perder o foco! Minha dica para macro é fechar o diafragma e aumentar o ISO. Assim você garante o foco! 

Cuidado com as grandes aberturas! Mesmo que você tenha uma lente f. 1.4, 1.2, mantenha o seu diafragma em 2.0, 2.5. Assim você garante o foco! Lembre-se de fechar mais o diafragma para as fotos de família! 

Mas se a sua ideia é comprar uma única lente super versátil que funcione bem para sessão newborn, mas que também seja boa para ensaio em externa, eventos, partos, gestantes, etc, indico a 24 x 70 f. 2.8! É uma lente bem cara, mas é extremamente versátil! 

Espero que estas dicas te ajudem na hora de escolher seu equipamento! 

Se você gostou, escreve um comentário para mim!