Imagem capa - Dicas de como se preparar para sua sessão newborn por LianaLemos

Dicas de como se preparar para sua sessão newborn

Como se preparar para sua sessão newborn


Se você é uma mamãe ou papai que sempre sonhou em realizar um ensaio newborn, este artigo é para você.


O primeiro ponto, super importante, é buscar um profissional capacitado. 


A fotografia newborn envolve uma série de técnicas de fotografia, manipulação, posicionamento, segurança, fisiologia e anatomia do recém-nascido. Não basta ser fotógrafo para fotografar recém-nascido. O profissional precisa ter muito conhecimento técnico e preparo, para lidar com um serzinho tão frágil e em desenvolvimento. 


O recém-nascido continua a desenvolver todos os seus sistemas orgânicos, no primeiro trimestre de vida. É a fase de gestação extra uterina. Neste período, o bebê ainda não tem todas as defesas imunológicas, seu sistema circulatório, digestivo, etc, ainda estão terminando de se desenvolver. Por este motivo, o profissional fotógrafo newborn precisa ter conhecimento profundo sobre o bebê, assim como dominar técnicas de manipulação, segurança e de relaxamento. 


Não veja preço! Veja valor! 


Se capacitar para se tornar um profissional newborn é caro! Todos os acessórios utilizados são especialmente feitos para fotografia newborn, sempre visando o conforto e segurança do mesmo. O profissional deve se preocupar primeiramente com a segurança e conforto do recém-nascido. Busque referências sobre a capacitação do fotógrafo; indicações; busque saber se o profissional possui cursos de segurança, fisiologia e manipulação do recém-nascido. Não entregue seu maior amor para pessoas não capacitadas, visando economizar. A fotografia newborn é um investimento e um tesouro precioso para toda a vida. 


O ensaio newborn é realizado entre 6 e 14 dias de vida, pois nesta fase os bebês são mais flexíveis para as poses, possuem sono bem profundo e não sofrem cólicas. Como a fase para realizar o ensaio é curtinha, procure agendar seu ensaio ainda durante a gestação. O profissional trabalhará com a data provável do parto e congelará datas coringas na agenda e assim conseguirá encaixar o seu ensaio. Não deixe para após o nascimento ou poderá não conseguir agenda com seu fotógrafo eleito. 


Alguns dias antes do ensaio, evite alimentos que possam fermentar. Todo alimento que faz mal à mãe, possivelmente trará desconforto gástrico para o bebê. 


No dia do ensaio, não amamente o bebê no veículo! O bebê pode engolir ar e ter gases, o que trará desconforto para ele. 


O que levar para o ensaio:


  • Fraldas descartáveis ( cerca de 8 fraldas)
  • Manta extra para o bebê
  • Lenço umedecido de sua preferência
  • Roupas claras e sem nenhuma estampa (ou preta) para os pais e irmãos mais velhos. 
  • Complemento para três mamadas, caso o bebê necessite de complementação.
  • Item com valor sentimental
  • Chupeta


Com relação a chupeta, muitos pais e mães optam por não utilizar o acessório. Entendemos completamente este posicionamento, entretanto alguns bebês possuem extremamente ativo o reflexo de sucção. Este reflexo é acalmado somente com uso de chupeta ou peito. Como fica muito difícil levar o bebê ao peito, toda vez que o reflexo é estimulado, tornando o ensaio muito mais longo e cansativos para o bebê e os pais, sugerimos fortemente que levem o acessório. A chupeta facilita demais a realização do ensaio, neste caso de bebês com muito reflexo. O uso do acessório, somente neste curto espaço de tempo, não causará nenhum tipo de dano ao processo de amamentação ou outros danos ao bebê. Eu prometo!


Não se preocupe em levar roupinhas para o bebê. O profissional de fotografia newborn possui todos os acessórios necessários, como mantas, roupinhas, headbands, gorrinhos, etc. As roupinhas para fotografia Newborn possuem o tamanho perfeito. São feitas para este tipo de ensaio. As roupinhas pessoais do bebê, na realidade, são de tamanho muito grande, mesmo sendo RN, e o resultado não é tão bonito. Informe ao fotógrafo, que cor você gostaria que estivesse presente em sua sessão. Assim ele poderá montar as composições de acordo com seu gosto. 


A sessão dura entre 2h e 4h. Depende muito do sono do bebê e da experiência do fotógrafo. Por este motivo, vá preparado para 4 horas de duração. 


Normalmente é servido lanche no estúdio (no meu sempre é), mas caso você esteja realizando uma dieta especial, leve seu lanchinho. 


O ambiente é aquecido e os pais podem sentir calor. Sugiro que vistam uma roupa leve e levem a muda extra para as fotos. 


Irmãos mais velhos, avós, etc, podem ficar cansados e entediados durante a sessão. Por este motivo, combine com seu fotógrafo o melhor momento para que estejam presentes para as fotos (início ou fim da sessão) e assim se programe para que estejam no estúdio somente neste momento. 


Aproveite cada momento de sua sessão, pois é um momento único e mágico. A recordação deste momento estará para sempre em seu coração. 


Por fim, contrate álbum com seu fotógrafo. Fotos digitais ficam esquecidas no computador. Foto boa é foto no papel! Você terá um tesouro em mãos e poderá folhear sempre que sentir aquela saudade; poderá mostrar ao seu filho quando estiver crescidinho; poderá mostrar aos amigos e familiares, para que todos se emocionem com a beleza, ternura e pureza, daqueles primeiros dias de seu bebê. 


Espero que tenham gostado do artigo. Me contem nos comentários o que acharam e acrescentem outras sugestões para os papais e mamães!